segunda-feira, 9 de maio de 2016

Extraordinário (R. J. Palacio)

Extraordinário


Autor (a): Palacio, R. J.
Editora: Intrínseca
Categoria: Ficção infantojuvenil americana
Tradutor: Rachel Agavino
Páginas: 320





  Auggie é um garotinho extraordinário, de uma maturidade incrível, mas que só quer ser uma criança como qualquer outra. Quando nasceu, Auggie foi diagnosticado com uma doença genética, que deforma seu rosto. Depois de muitas cirurgias, idas e vindas no hospital, ele não consegui conviver com as crianças da sua idade. Então, seus pais decidem o levarem para a escola, Auggie já sabe que esse será um grande desafio para ele. Em meios a tantos olhares curiosos, piadas cruéis e amigos verdadeiros, Auggie vai construir um verdadeiro manifesto á gentileza, em favor da igualdade e do amor ao próximo.
  Um garotinho muito maduro, muito consciente, e completamente compreensivo, que encara numa boa a situação ( na medida do possivel, claro! ). É claro que é horrivel pra ele se sentir-se estranho e inteiramente deslocado do ambiente, ver as pessoas o olhando como se ele fosse uma aberração e até mesmo comentando isso em voz alta, muitas vezes. E, sim, em alguns momentos ele chuta o pau da barraca e chora, como qualquer criança faria, e revolta-se com toda a injustiça que ele nem ao mesmo pediu, ou teve a chance de escolher. Mas, na maioria das vezes, Auggie é irônico com sigo mesmo, faz piada de tudo e é adoravel. Isso me encantou logo de início.
  A autora soube muito bem conduzir sua escrita. Não temos uma linguagem rebuscada e adulta, temos palavras simples e vários elementos que condizem exatamente com a faixa etária do Auggie. Seus gostos, suas vontades e até suas birras, combinam perfeitamente com a infantilidade própria do menino. Gostei muito do livro, pode ser encontrado em uma livraria de sua cidade ou no site do Saraiva ( www.saraiva.com.br ).

Classificação: ++++ (muito bom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário